Quinta de Tamariz [Caminhas pelo Vinho Verde]

No passado dia 13 de Abril, apesar dos avisos de mau tempo, decidimos rumar a mais uma caminhada pelo Vinho Verde! Desta feita, na Quinta do Tamariz, em Barcelos.



Ao compasso de António Borges Vinagre fomos conhecendo a história da Quinta do Tamariz e do seu legado construído outrora por António Nunes Borges, nos finais do séc. XIX, que juntamente com D. Lúcia Vinagre, adquirem a Quinta do Tamariz em 1939.






Apanhámos muita chuva "molha-tolos" pelo caminho, mas íamos avançando.
Saindo da Adega, temos uma visão privilegiada sobre as vinhas do Tamariz.







Descemos até ao rio, onde António foi plantando grande parte da sua atual floresta.
Atravessámos a mesma, passando pelas antigas casas dos trabalhares da quinta (de outros tempos) e subindo novamente ao ponto de partida onde seguimos em direção à capela.



Junto à capela, mais exemplares de arvoredo iam-nos sendo mostrados por António Vinagre, acompanhados das histórias para os conseguir.
Alguns deles, eram conseguidos a um senhor em Inglaterra.
O controlo fronteiriço que se fazia antigamente obrigava o sr. António a ir de carro às terras de sua Magestade para ir buscar algumas das espécies que agora tem na sua quinta.

Apaixonado pela floresta, foi comprando/plantando, desde pequeno, várias espécies de árvores na Quinta do Tamariz.
Atualmente, são quase 300 espécies diferentes!
Sabe-as todas na ponta da língua (nomes científicos, características, tudo!!). É impressionante!













No final da caminhada, temos a oportunidade saborear alguns petiscos da região e alguns vinhos da quinta (nomeadamente o Loureiro Escolha, Arinto Reserva e um Grande Escolha 2013), apresentados por Maria Francisca Bianchi de Aguiar Vinagre, responsável pela viticultura e enologia da Quinta do Tamariz.









À saída tínhamos ainda guardada uma bela surpresa. Uma das jóias da coroa:
A aguardente vínica de Loureiro de 2001! Que pomada! 😂



A quinta proporciona ainda experiências de enoturismo e na loja podemos comprar, não só as várias referências de vinho da quinta, como plantas de várias espécies, artesanato da região, etc.





Nós acabamos por não resistir a uns "cantadores" que lá estavam... e já fazem parte da mobília cá de casa!


Apesar do mau tempo, o evento reuniu ainda mais gente que a primeira edição, sendo que o próximo (na Quinta da Avelada) já se encontra esgotado!

De salientar o excelente trabalho da CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes por esta iniciativa em conjunto com a Nature4!

Mais informações em:
https://quintadotamariz.com

Todas as datas das caminhadas pelo Vinho Verde em:
https://vinhonobigode.blogspot.com/2019/03/para-assinalar-os-110-anos-da-regiao.html

Comentários