Honrado Vineyards + País das Uvas [08/09/2020]

Quarto dia por terras Alentejanas.

A ideia de hoje era visitar a pacata aldeia de Vila de Frades, onde iríamos ser recebidos pelo Ruben Honrado no restaurante de família, o País das Uvas.

Mesmo ao lado, ergue-se a Cella Vinaria Antiqua, inaugurada em 2018.

Um edifício que foi passando de família em família, sempre com a mesma função: taberna/adega.
Depois da família Guerra deixar a arte do vinho e da taberna, foram as famílias Casimiro, Carrasco e Fontes que tiveram a posse do edifício, mas sempre lhe deram o mesmo uso - adega e taberna ou, nos últimos anos o de café. Finalmente chega à família Honrado, que teve a oportunidade de a restituir à antiga forma e função.

Hoje em dia o restaurante é uma referência na região e o vinho de talha da família Honrado também tem ganho o seu posicionamento, muito às custas do trabalho do Ruben.

Com enologia de Paulo Laureano e uma garrafa sui generis, os seus vinhos tem demonstrado qualidade e, mais recentemente, pude confirmar a sua boa evolução (os 2017 estavam incríveis em 2020).



Chegados ao restaurante, deparámo-nos com uma sala ao comprido, cheia de talhas antigas numa das paredes. Devem-se ter feito grandes tainadas aqui ao longo dos tempos!

Em frente temos o balcão das bebidas e do pagamento, umas salas à esquerda (e entrada para a adega) e no enfiamento do acesso ao terraço uma sala que faz ligação com o exterior e com a cozinha.
Foi aí que ficámos, mesmo com vista para a cozinha onde a mãe do Ruben deu um espetáculo ao longo de toda a refeição! A mulher respira alegria!

Pedimos o branco da família (not premium) para acompanhar um ensopado e uma carne de porco.
Tudo caseirinho, feito com amor.



A visita à Cella foi feita após o almoço, já com o Ruben.
Um edifício quase em cru, imponente e de uma beleza ímpar.

Durante cerca de meia hora foi-nos explicado o projeto, a visão e a história daquele local com pormenores deliciosos.

A título de exemplo: 
Reparem na primeira foto. Ao centro da sala, um buraco tapado com um vidro.
Todo o chão "pende" para o centro, ou seja, quando uma ânfora se partia por algum motivo, grande parte do vinho escorria para esse buraco central que tinha uma ânfora subterrânea. Zero desperdício!







Trouxe nesse dia os vinhos de 2017, os quais já fiz spoiler em cima.
Provei-os posteriormente e gostei tanto que reforcei o stock numa parceria que fiz com eles e promovi na na minha página de instagram. Foi uma boa dinâmica para dar a conhecer o produto a mais gente.

Saímos já quase à hora do lanche do restaurante/adega.
Parámos apenas para umas fotos nas redondezas. Há talhas ao longo da estrada! Afinal de contas, estamos no coração dos produtores de vinhos de talha em Portugal.

Depois, a rotina: piscina, por-do-Sol, take-away.
O vinho escolhido para uns grelhados mistos foi o Quinta do Zambujeiro que gostei muito pela sua frescura e estrutura para um valor a rondar os 10€.




Para conhecerem mais sobre o projeto:
https://www.honrado.pt/

Contactos:
Telefone: (+351) 284 441 023
Telemóvel (PT): (+351​) ​911 524 478 / (+351) 968 793 121
WhatsApp/ Viber: ​(+351​) 911 524 478

Geral: info@honrado.pt
Vinho de Talha: vinhodetalha@honrado.pt
Enoturismo: enoturismo@honrado.pt

Sobre o restaurante (convém fazerem marcação):
https://www.tripadvisor.pt/Restaurant_Review-g15239574-d4884248-Reviews-Adega_Restaurante_Pais_das_Uvas-Vila_de_Frades_Vidigueira_Beja_District_Alentej.html

Morada:
HONRADO VINEYARDS, LDA
RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO, 17
7960-446 VIDIGUEIRA
COORDENADAS GPS: 38.213954, -7.821531 




Comentários