Herdade do Rocim [05/09/2020]

Uma visita integrada na roadtrip "Alentejo no Bigode".

A nossa primeira paragem foi na Herdade do Rocim, a cerca de 15 minutos do nosso alojamento.

A história da Herdade remonta ao ano 2000, onde se começaram a fazer os primeiros investimentos nos vinhos deste projeto.
Passados 20 anos, a história fala por si.
A Herdade do Rocim é hoje uma referência de crescimento com sustentabilidade e ambição. As suas referências, experiências e parcerias neste mundo do vinho são mais que muitas e a irreverência/irrequietude dos mentores do projeto (Pedro e Catarina) são de louvar.


Tínhamos combinado almoço na Herdade e, posteriormente, a actividade de "Enólogo por um dia" (que explicarei no que consiste mais à frente).

Para nos receber tínhamos o Pedro Ribeiro, próprio enólogo e cabeça do projeto (em conjunto com a sua esposa, Catarina).



Após um welcome drink no exterior do restaurante/wine bar/sala de prova, onde pudemos conhecer o Espumante Rosé e a cerveja Mimi (uma cerveja estagiada em ânfora de barro!), demos entrada ao almoço harmonizado com vinhos da Herdade.

Um almoço recheado de sabores alentejanos, pratos típicos e vinhos como o Indígena (vinho bio com estágio em tanques de cimento), o Alicante Bouschet (para mim o melhor AB em relação qualidade preço) ou o magnífico Clay Aged (provavelmente o melhor vinho de talha que já provei).





Éramos assim recebidos da melhor forma à chegada à Vidigueira!

Seguiu-se a atividade de "Enólogo por um dia" que consiste na apresentação de um vinho da Herdade (no nosso caso foi o colheita tinto) e, em grupos divididos, tentarmos chegar à receita/percentagens de cada casta no lote final.
Vamos provando o vinho e o nosso lote ao longo da atividade e vamos aprimorando-o até chegar a um consenso final.





Obviamente que não vou fazer SPOILERS sobre o resultado final. Para isso têm de agendar uma visita à Herdade do Rocim e comprovarem por vocês mesmos qual o lote do vinho que vos for apresentado! 😄
Aconselho vivamente, é uma atividade muito dinâmica e divertida!

Para marcarem a atividade enólogo por um dia:
https://rocim.pt/enoturismo/experiencias/enologo-por-um-dia/


Daí fomos até à zona das ânforas e do lagar onde estava a ocorrer a pisa da uva para quem quisesse participar. Afinal, era "preciso desgastar o almoço"! Uma festa!





A vontade era ficar ali o dia todo mas a ainda não nos tínhamos instalado no alojamento pelo que decidimos fazer as despedidas do Pedro, do grupo e da Herdade do Rocim. Um até breve espero.

Não sem antes fazer uma breve paragem pela loja para trazer um projeto que estava para provar há bastante tempo, o Bela Luz (Douro).


À chegada ao alojamento, tempo para um pôr do Sol magnífico junto à piscina e prova de um Vicentino Colheita Branco.



Tínhamos acabado de chegar ao Alentejo. 
Tínhamos acabado de ter um dia em cheio!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante "A Cozinha", por António Loureiro

Herdade do Sobroso [07/09/2020]

1º Jantar Vínico Vinho no Bigode [Portugal D'Ouro]