Herdade do Rocim [05/09/2020]

Uma visita integrada na roadtrip "Alentejo no Bigode".

A nossa primeira paragem foi na Herdade do Rocim, a cerca de 15 minutos do nosso alojamento.

A história da Herdade remonta ao ano 2000, onde se começaram a fazer os primeiros investimentos nos vinhos deste projeto.
Passados 20 anos, a história fala por si.
A Herdade do Rocim é hoje uma referência de crescimento com sustentabilidade e ambição. As suas referências, experiências e parcerias neste mundo do vinho são mais que muitas e a irreverência/irrequietude dos mentores do projeto (Pedro e Catarina) são de louvar.


Tínhamos combinado almoço na Herdade e, posteriormente, a actividade de "Enólogo por um dia" (que explicarei no que consiste mais à frente).

Para nos receber tínhamos o Pedro Ribeiro, próprio enólogo e cabeça do projeto (em conjunto com a sua esposa, Catarina).



Após um welcome drink no exterior do restaurante/wine bar/sala de prova, onde pudemos conhecer o Espumante Rosé e a cerveja Mimi (uma cerveja estagiada em ânfora de barro!), demos entrada ao almoço harmonizado com vinhos da Herdade.

Um almoço recheado de sabores alentejanos, pratos típicos e vinhos como o Indígena (vinho bio com estágio em tanques de cimento), o Alicante Bouschet (para mim o melhor AB em relação qualidade preço) ou o magnífico Clay Aged (provavelmente o melhor vinho de talha que já provei).





Éramos assim recebidos da melhor forma à chegada à Vidigueira!

Seguiu-se a atividade de "Enólogo por um dia" que consiste na apresentação de um vinho da Herdade (no nosso caso foi o colheita tinto) e, em grupos divididos, tentarmos chegar à receita/percentagens de cada casta no lote final.
Vamos provando o vinho e o nosso lote ao longo da atividade e vamos aprimorando-o até chegar a um consenso final.





Obviamente que não vou fazer SPOILERS sobre o resultado final. Para isso têm de agendar uma visita à Herdade do Rocim e comprovarem por vocês mesmos qual o lote do vinho que vos for apresentado! 😄
Aconselho vivamente, é uma atividade muito dinâmica e divertida!

Para marcarem a atividade enólogo por um dia:
https://rocim.pt/enoturismo/experiencias/enologo-por-um-dia/


Daí fomos até à zona das ânforas e do lagar onde estava a ocorrer a pisa da uva para quem quisesse participar. Afinal, era "preciso desgastar o almoço"! Uma festa!





A vontade era ficar ali o dia todo mas a ainda não nos tínhamos instalado no alojamento pelo que decidimos fazer as despedidas do Pedro, do grupo e da Herdade do Rocim. Um até breve espero.

Não sem antes fazer uma breve paragem pela loja para trazer um projeto que estava para provar há bastante tempo, o Bela Luz (Douro).


À chegada ao alojamento, tempo para um pôr do Sol magnífico junto à piscina e prova de um Vicentino Colheita Branco.



Tínhamos acabado de chegar ao Alentejo. 
Tínhamos acabado de ter um dia em cheio!

Comentários