Alentejo no Bigode [5-9 Setembro 2020]


Um ano e meio depois, bateu aquela saudade do Alentejo. Tão forte que me deu para escrever (finalmente) este post.

No final do Verão de 2020, em plena pandemia, decidimos visitar o Alentejo Interior após mais de 7 anos sem pisar aquelas terras. Estávamos de acordo: 7 anos é demasiado tempo. Tudo faremos para que não volte a acontecer.

A ideia desta viagem era fazer uma viagem de enoturismo e procurar conhecer melhor os vinhos e a história de uma das regiões mais emblemáticas do Alentejo: A Vidigueira.

Os dias escolhidos foram distribuídos entre o 5 e 9 de Setembro mas acábamos, posteriormente, por prolongar mais dois dias na costa alentejana (Vila Nova de Milfontes). Com algum vinho que trouxemos, mas já sem visitas a produtores. 

Espero que estas dicas sejam úteis para quem pretenda fazer um roteiro vínico por aquela zona.

Neste post falarei sobre o plano e onde ficámos instalados e irei dividir as visitas aos produtores por posts individuais. Podem encontrar links para cada uma delas no final desta publicação.


Ora, vamos lá ao que interessa!

Depois de algumas hesitações, o "base camp" escolhido para estes dias foi o Monte do Mato dos Homens. Uma opção de turismo rural no coração da Vidigueira.

Era o que ficava mais próximo de muitos dos produtores que iríamos visitar e, em plena pandemia de COVID-19, foi uma excelente opção, uma vez que o alojamento conta com duas piscinas (evitava aglomerados de pessoas num só local). Além disso, tinha um jacuzzi exterior, jogos, etc. 

Ficámos em 2 quartos com Kitchenette. Acabámos por fazer sempre o jantar com take-away de restaurantes locais mas pode ser mais um motivo de escolha para quem pretenda fazer as próprias refeições. A mobilia dos quartos é num estilo rústic mas alguns dos quartos já foram remodelados.
O pequeno almoço era buffet com boas opções de bolos caseiros.

Pagámos, em 2020, 80/90€ por noite. Tendo em conta as opções de alojamentos no local e as condições, achámos que foi um preço aceitável.




A vista em redor é típica de Alentejo interior com direito a um pôr do Sol incrível.


Apanhámos dias de 38º, pelo que as idas à piscina no final da manhã e final da tarde eram como quem me dava água no deserto. 😃


Como viajámos com um casal amigo (com bebé), a nossa rotina foi mais ou menos a seguinte:
Manhã: Piscina e banhos de Sol
Almoço: Produtor de vinho com visita
Final da Tarde: Piscina (com uns copos de vinho)
Jantar: Alojamento Local


O PLANO



Como podem ver, é tudo relativamente perto (15 min de carro).
Apenas a Herdade do Sobroso e a Herdade Monte da Ribeira ficam um pouco mais distantes, mas nada que não se faça bem.

Deixo os links para os posts seguintes:

Dia 5

Dia 6

Dia 7

Dia 8

Dia 9

Comentários